segunda-feira, 26 de setembro de 2011

XAMANISMO CELTA


O Druidismo, como sabemos, é a crença do antigo povo Celta, por sua vez o Xamânismo é uma das crenças mais antigas.

Quem pelo menos uma vez não ouviu falar de deuses e heróis como Merlin, Cerridwen, Morríghan, Arthur e outros tantos exemplos da Mitologia Celta? Quem de nós consegue resistir ao Apelo Mágico das lendas e mitos que envolvem esses deuses e heróis? E quantos de nós, ao lermos esses mitos e lendas, conseguimos realmente compreender a sutileza das magníficas lições e ensinamentos neles contidas? Essa não é uma tarefa fácil. 

A linguagem dos mitos e lendas ancestrais é por vezes muito truncada, posto que cheia de simbolismo. Ademais, os mitos e lendas pertencem a outras civilizações, que viveram em outros tempos, e certamente sua visão do mundo é muito diferente da nossa. Mas, as lendas não são somente estórias, elas contam a história de um povo. E para compreendê-las, temos que encará-las como vivas - e nenhuma outra tradição apresenta as lendas de forma mais viva do que o Xamanismo.


O xamanismo é uma filosofia de vida muito antiga, que visa o reencontro do homem com os ensinamentos e fluxo da natureza e com seu próprio mundo interior.

Sua origem é um conjunto de ensinamentos milenares que, através da tradição de tribos indígenas do mundo todo, foram sendo passadas até os dias de hoje.

Esses ensinamentos são baseados na observação da natureza e seus sinais: sol, lua, Terra, Água, Fogo, Ar, Animais, Plantas, Vento, Ciclos, etc...

Pode-se considerar o xamanismo como a verdadeira arte de viver.


Ao observarem o ciclo da natureza e suas manifestações, os antigos xamãs puderam perceber sua conexão com o todo . Desta forma, e se abriram para o aprendizado daquilo quem realmente somos e tornaram-se capazes de elevar a consciência e se relacionar com outras realidades e dimensões, assim como manter plena e perfeita harmonia com a natureza, possibilitando a total integração de seus corpos físico, mental, emocional e espiritual.

A prática do xamanismo utiliza-se do trabalho com: ervas, direções sagradas, rituais, jornadas xamanicas, contato com natureza e seres espirituais, ritmos, danças e movimentos corporais, elementos básicos da natureza (água, terra, ar, fogo, cristais, pedras, argila, etc...), cirurgias espirituais e técnicas de cura e purificação dos corpos físico, emocional, mental e espiritual, entre outras coisas.


Quem pratica a Magia certamente já se deparou com o xamanismo e com a cultura celta. Mas provavelmente nunca os colocou juntos numa mesma frase, porque aparentemente uma coisa não tem nada a ver com a outra.

O Xamanismo Celta se perdeu por volta do século 6 d.C., provavelmente pelo advento do cristianismo, numa época em que tudo que era relacionado ao paganismo estava desaparecendo ou tendo que se esconder". Matthews sustenta, no entanto, que muitos dos primeiros exploradores cristãos eram xamãs, apesar de não se chamarem assim. O Xamanismo Celta entrou então na clandestinidade, ressurgindo séculos mais tarde em práticas espirituais como o Witchcraft ou Bruxaria.


O termo "Xamã" na verdade é de origem siberiana, e designa o "sacerdote" ou mensageiro que acessa as energias e seres do mundo sutil. No entanto, praticamente todas as culturas ancestrais possuem elementos xamânicos em suas filosofias e religiões. Além das já citadas tribos primitivas da Sibéria e dos nativos norte-americanos, encontramos traços xamânicos entre os bosquímanos africanos, os aborígines australianos, os povos pré-cabralinos do Brasil e, obviamente, entre os antigos Celtas.


A cultura Celta é provavelmente a que mais exerce influência no Movimento Neo-Pagão atual. Além do fascínio causado pelos mitos e lendas celtas, seus deuses e deusas, seu calendário e seus rituais mágicos são amplamente utilizados pelas tradições Neo-Pagãs. Contudo, apesar dos fortes elementos xamânicos existentes na religião dos Celtas, pouca atenção é dada aos aspectos práticos dessa tradição. Muita atenção tem sido dada às datas do Calendário e às deidades, mas raramente o tema Xamanismo Celta é abordado com profundidade. Trata-se, contudo, de um caminho, de uma corrente, muito forte e significativa. 

Através do Xamanismo Celta, podemos realmente compreender os mitos e lendas celtas, seu real significado, bem como a verdadeira natureza de deusas e deuses, heroínas e heróis da Irlanda, Gália e Grã-Bretanha. O Xamanismo Celta, por sua abordagem completa e complexa, mas simples e direta, possibilita um REAL entendimento da roda do ano e de seu significado.


Um dos mais originais e belos pontos do Xamanismo Celta é a sua cosmovisão, ou seja, o modo como o universo é descrito. Esta cosmovisão compartilha elementos com muitas outras religiões de origem indo-européia (Celtas, nórdicos, etc.), como a divisão do Universo em três esferas, a existência de uma árvore sagrada que liga essas esferas, e por aí vai. No caso específico do conhecimento oferecido pelo Xamanismo Celta, o Cosmo é dividido em três: O Mundo Superior, O Mundo Médio e o Mundo Inferior. Interligando esses três planos, temos uma árvore, Bíle, a árvore da vida. Uma breve descrição desses três mundos. 


O eixo que une a Árvore da Vida. Erguendo seus galhos rumo aos céus, e lançando suas raízes nas profundezas da terra, a árvore é o verdadeiro Axis Mundi, o Eixo do Mundo, que funciona como ponte entre todos os planos do Universo. Ao redor de seus galhos, órbita o Sol e a Lua, determinando assim a passagem do tempo e das estações, tão importantes para a religião celta (como atesta a Roda do Ano). Em seus galhos temos o Mundo Superior: ao contrário do que se possa imaginar, o Mundo Superior não está hierarquicamente acima dos demais, é apenas "geograficamente" superior. É aqui que encontramos as estrelas e os corpos celestes, que lançam sua influência sobre nós. O Mundo Superior envolve e é envolvido pela copa da Árvore e seus galhos e ramos. O Mundo Médio é o nosso mundo, nossa dimensão. É nossa morada.


Para o xamã celta, este é o ponto de partida. A partir daqui, podemos nos deslocar para cima (Mundo Superior) ou para baixo (Mundo Inferior), e assim interagir com as criaturas _ deuses, animais totêmicos, espíritos da Natureza - que neles habitam. No Mundo Médio do Xamanismo Celta podemos perceber claramente os elementos da magia. 

O Mundo Médio é representado por um círculo ao redor do tronco da árvore, onde temos as quatro direções (ou Quatro Ventos) Norte, Sul, Leste e Oeste, que por sua vez estão associadas aos quatro elementos. O quinto é a própria Árvore, essência e símbolo da Vida, à qual o Xamã Celta se funde em sua Jornada. Por fim, temos o Mundo Inferior. 

Novamente, não se trata de uma inferioridade hierárquica ou de importância, pelo contrário, pois o Mundo Inferior é a morada dos deuses do submundo. Ou seja, é aqui que entramos em contato com os Poderes da Terra, suas forças e energias. No Mundo Inferior (por vezes chamado de Submundo, novamente sem nenhuma conotação negativa) existe uma nascente, de onde surgem os Sete Rios Da Vida.


A Água sempre foi um símbolo da origem da vida - muito antes da ciência apresentar suas teorias de que a vida teria surgido das águas primordiais, as mitologias do mundo já viam mares, oceanos, rios e nascentes como fontes de vida e energia. Por esses sete rios transitam os animais totêmicos e animais de poder do mundo do Xamanismo Celta. Essa divisão do universo em três planos é clara, porém um plano está intimamente ligado ao outro.

Como podemos perceber na mitologia celta, o Mundo Superior e o Inferior se confundem, e por vezes ambos são chamados de Outro Mundo, em contraste com o nosso Mundo, o Mundo Médio. E mesmo esta separação não é definitiva, pois em determinados momentos esses mundos se tocam e se fundem, como no festival de Samhain, onde se rompem temporariamente as barreiras já tênues que separam o Outro Mundo de nosso Mundo. 

O mais interessante, porém, é que essa visão abarca todo o Universo e, no entanto, nas tradições irlandesas, o Universo é do tamanho de uma avelã... Uma clara referência à visão celta do microcosmo contido no macrocosmo. Toda a vastidão do Universo cabe dentro de uma pequena avelã... Logo a avelã, símbolo máximo do conhecimento na tradição celta! O simbolismo é claro: a avelã é o conhecimento - e é também o universo. Se eu conheço o universo, conheço tudo! E se conheço tudo, conheço os deuses e deusas, as criaturas e, principalmente, conheço a mim mesmo!


Assim, com essa visão de três mundos interligados por uma Árvore (a própria Vida), o Xamã Celta pode começar sua jornada pelos diferentes Planos. 

Pode ir ao Mundo Superior, para buscar iluminação e cura, pode descer ao Inferior, para conhecer os mistérios da Natureza e sempre deve retornar, para por em prática o seu trabalho e seu aprendizado, diante de Deuses, Deusas, Animais E Mestres. Certamente o Xamã Celta não embarca em sua Jornada apenas para satisfazer sua curiosidade ou sede de poder. Na verdade, o que todo Xamã busca é o Conhecimento, mas mais ainda, a Sabedoria para usar esse conhecimento de modo correto. 

Todo Xamã é um aprendiz, mas é também um mestre. Mas mais do que isso, o verdadeiro Xamã é aquele que intermedia entre nosso mundo e o mundo dos Deuses. É o responsável pela cura, pessoal, individual e coletiva. Ao Xamã cabe, ao obter Conhecimento e Sabedoria no Outro Mundo, utilizá-los aqui para o bem da terra e do clã. O Xamanismo Celta é um poderoso instrumento para conhecer os deuses, curar a terra e criar um mundo melhor.


As crenças magicas celtas estão profundamente enraízadas na própria Terra e nos espíritos elementais, que são a própria essência de toda a Natureza. O que inclui os quatro elementos básicos que formam a Natureza: Terra, Ar, Fogo e Água...Mas talvez a sua crença mais forte praticamente única entre os antigos povos fosse a sua devoção à Grande Mãe...in " A magia celta"


37 comentários:

  1. Muito bom, o texto é de uma beleza única

    Teobaldo

    ResponderExcluir
  2. Magnifico, nunca tinha lido sobre este tema
    Parabens pelo texto, gravuras tudo lindo

    Jurema

    ResponderExcluir
  3. Como é bom ler sobre o Xamanismo Celta.
    Se possivel publiquem mais texto.
    Parabens.

    Rosana

    ResponderExcluir
  4. Quero deixar registrado aqui, que este blog é tudo oq estão falando na internet e muito mais.
    Não sei quem elaborou, mas tudo aqui é muito bom, as musicas são ótimas os videos melhores ainda e os textos são de uma qualidade incrivel.

    Marcos Junior

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto, procuro muito por temas como este até mesmo a nível profissional.
    Muito bom o blog.

    Francisco

    ResponderExcluir
  6. Vou ser repetitivo, mas bom mesmo este texto é muito informativo.
    O blog todo

    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  7. Como é bom ser desta religião e poder mostrar para outras pessoas que ser uma bruxa é tudo isto que esta neste blog.
    Sigo tudo que a grande Sacerdotisa e o Grande Guardião vem colocando.
    Demorou mas a Grande Mãe nos iluminou com os seus dons e conhecimentos.
    Que a luz da grande Mãe acompanhe vcs por mais 300anos.
    Regina

    ResponderExcluir
  8. Sem palavras bom demaiiiiiiiiiiiiiiiii

    Lucia

    ResponderExcluir
  9. Como é bom ser Bruxo e saber que as nossas profecias se realizam, como é bom saber que vcs são oque esta escrito.

    A Grande Mãe é maravilhosa

    Ruth

    ResponderExcluir
  10. Ser seguidor desta religião ser um Bruxo e ter como Sacerdotisa e Grande Guardião pessoas totalmente ciente do que tem que ser dito e feito so nos da a certeza de que tudo que nos é passado é verdadeiro.

    A grande Mãe esteja sempre presente

    Samuel

    ResponderExcluir
  11. boa noite teobaldo.

    obrigado pelo seu comentário, curto mas intenso e sincero.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  12. Esta escrito que de 2 um se tornará, esta escrito a mais de 400anos.
    Sou feliz e orgulhosa de ter pessoas nos guiando em uma caminho e confirmando tudo.
    Hoje temos como falar leiam para saber oque é ser uma Bruxa ou um Bruxo

    A Mãe é sabia

    Joelma

    ResponderExcluir
  13. boa noite jurema.

    volte sempre a nos visitar.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  14. obrigado regina.

    tanto pelos elogios quanto pelos comentários e sugestão.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  15. Acabei de resolver quero ser uma bruxa, me diga oq eu tenho que fazer?.
    Tudo oq esta escrito aqui é muito bom.

    Margarida

    ResponderExcluir
  16. boa noite marcos junior.

    ficamos muito felizes com seus elogios e comentários sobre o nosso blog.

    esperamos ter sua presença sempre por aqui
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  17. Isto se chama ter referencia.
    Temos uma religião linda, temos uma referencia melhor ainda de pessosa que sabe oque escrever oque responder.
    Temos que nos mostrar. Somos todos iluminados.

    Rubens

    ResponderExcluir
  18. Que me desculpem as outras religiões, mas ser bruxa é a melhor coisa, ainda tenho este blog para mostrar oque é a minha religião.
    Eu to rindo a toa agora.

    Lindalva

    ResponderExcluir
  19. boa noite francisco.

    sinta se a vontade para seus estudos e pesquisas dentro do nosso blog. você será sempre bem vindo na sua busca por conhecimento.

    volte sempre e usufrua de tudo que esta escrito aqui.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  20. Estamos aqui agora falando de uma religião e mostarndo que não somos nada de ruim e sim tudo do bem.
    Temos histórias, temos raizes, temos Sacertodisa e Guardião e temos a nossa Deusa

    Carlos

    ResponderExcluir
  21. boa noite antonio carlos

    a repetição nos leva a perfeição ou perto dela.

    pode repetir a vontade
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  22. prezada regina.

    estamos todos juntos nessa jornada de mostrar nossa história e cultura a todos que um dia nos viraram as costas.

    e acho que estamos indo no caminho certo.

    que a grande mãe continue a nos guiar.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  23. Nunca pensei de estar viva para ler oque eu estou lendo, ver pessoas se manifestando dentro de uma religião que estava camuflada por alguns.
    Obrigada a vcs e obrigada a minha Deusa

    Ines

    ResponderExcluir
  24. boa noite lucia.

    suas poucas palavras foram muito mais intensas que você pode imaginar.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  25. prezada ruth.

    que a grande mãe é maravilhosa todos nós sabemos e cabe a nós fazer com que ela continue sendo e fazendo tudo isso por todos.

    que a grande deusa nos ilumine, oriente e nos guie para o caminho do bem.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  26. prezado samuel.

    obrigado pelas suas palavras e estamos radiantes com a presença de vocês em nosso blog que foi idealizado com esse intuito, o de fazer com que todos da nossa querida religião busque conhecimento.

    a grande mãe tambem esta muito feliz e passa isso a todos nós.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  27. prezada joelma.

    estamos indo na direção certa e nos unindo cada dia mais.

    agradecemos por sua visita e esperamos te la sempre por perto.

    que a grande mãe sempre nos proteja e ilumine
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  28. boa noite margarida.

    adquira conhecimento, faça e pense coisas boas e ai você estará indo em direção ao seu propósito.

    volte sempre e leia mais
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  29. prezado rubens.

    estamos agradecidos pelas palavras a nós direcionadas e esperamos ter sempre sua companhia.

    que a grande mãe nos proteja sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  30. prezada lindalva.

    seu sorriso de felicidade e muito importante para nós. e esperamos que esse sorriso seja uma constante na sua vida.

    fique com a grande mãe para que esse sorriso de felicidade se espalhe a outras pessoas.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  31. prezado carlos.

    nós temos uma riqueza de cultura que é única e tudo que temos que fazer e mostrar as pessoas que somos mesmo do bem e que fazemos sempre o bem.

    que a grande deusa te traga paz
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  32. Ich hatte ein paar Blogs zu lesen, aber das ist komplett

    Dieter

    ResponderExcluir
  33. prezada ines.

    você esta bem viva e isso chega até nós com muita intensidade.

    e como diz o dito popular estamos pondo as manguinhas de fora e mostrando ao mundo tudo de bom que por anos ficou escondido.

    mas tudo tem a sua hora e a nossa esta bem próxima de acontecer.

    a grande mãe é linda e nos ilumina cada dia mais.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  34. boa noite rosana.

    ficamos felizes que tenha gostado da postagem e gratos pelo elogio.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  35. guten nacht dieter.

    vielen danke für ihre worte.

    sie sind immer willkommen
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  36. Hola, hoy empieza una nueva face en mi existencia, entré en contacto con el mundo celta, significa que los conocimientos adquiridos en mi vida, se unen, en cada uno de los símbolos celtas, nada es nuevo, en diferentes corrientes de una u otra forma se llega al mismo punto y eso me agrada, este blog me parece muy interesante,,,saludos.

    ResponderExcluir
  37. Direto de 2017..estou impressionado! Já havia procurado em alguns lugares e esse foi o melhor texto sobre os xamãs e celtas que já encontrei.

    Obrigado pois com seu texto me surgiu agora mais idéias para meu futuro livro!

    Que a grande mãe esteja com vocês!

    Lucas

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...