quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A DEUSA TRIPLICE





Nas religiões pagãs, em especial na Religião Antiga, o símbolo mais importante utilizado na representação da Deusa é a própria Lua.

Dessa forma (onde é chamada de Deusa Tríplice ou Tríplice Deusa), associando-se às três fases visíveis da Lua, manifesta-se de três maneiras:
Na lua nova/crescente, A Deusa é a Donzela (representando a pureza e a busca pelo conhecimento).
Na lua cheia, Ela é a Mãe (representando poder, proteção e carinho maternal).
Na lua minguante, Ela é a Anciã (representando sabedoria, conhecimento e renovação).

Esses são os seus três diferentes aspectos.


As tradições pagãs têm como base e fio condutor a Natureza e suas forças. Os que seguem a Tradição da Deusa sabem que é Ela a responsável por tudo o que existe.

A Deusa não governa o mundo de um lugar distante e transcendental. Ela é o mundo, Ela está no mundo. Ela é tudo que existe, existiu e existirá.

As forças de criação, manutenção e destruição fazem parte do ciclo da vida e da Natureza. A Grande Deusa é então a criadora, a nutridora e a destruidora, é a Deusa Tríplice, pois ela contém o ciclo contínuo de vida, morte e renascimento. Ela é a Donzela, a Mãe e a Anciã.




 A lua por ser uma grande representante das energias femininas e da Deusa, simboliza as suas três faces. Mas as correspondências não param por aí e no ciclo anual do sol – que como força criadora era associado à Deusa antes das sociedades patriarcais – também encontramos as três faces da Deusa. O que não é de se admirar, já que toda a existência é composta destes aspectos tríplices, queiramos nós ou não, pois não há como fugir dos ciclos de vida, morte e renascimento. Pensando bem, por que haveríamos de querer fugir de um ciclo tão harmônico, justo e vital? E não é só isto, por que não nos sintonizamos com estes ciclos já que também somos natureza?

E que significam estes aspectos da Deusa Tríplice? Como já disse, a Deusa rege toda a Natureza e toda a existência. Ela Rege, sendo regida por Ela própria; Ela cria, sendo Criação de si mesma. Ela É e Está em tudo! Assim, dentro de seu ciclo de criação temos os seus aspectos de Donzela, Mãe e Anciã, representando as fases da vida. Por isto a Grande Deusa ser conhecida também como Deusa Tríplice. Vamos conhecer estas suas três faces.



A Donzela, representada pela Lua Nova a Crescente, simboliza os novos começos, a juventude, a esperança, as sementes, o crescimento, a vitalidade, o lúdico. Como Deusa Ela aparece enaltecendo sua beleza, feminilidade e sexualidade. Muitas vezes é denominada de virgem, mas não no sentido de abstinência sexual. E sim de não pertencer a ninguém, em ser livre e completa em si mesma.

A estação do ano correspondente à Donzela é a primavera, e dentre as Deusas Donzelas enumeramos algumas: Pérsefone (grega), Ártemis (grega), Diana (romana), Eostre (germânica), Aine (celta), Branwen (celta), Bast (egípcia).


A Lua Cheia traz o aspecto Mãe da Deusa. Ela é aquela que nutre, protege e ama incondicionalmente; Ela é fértil e próspera. Sua sexualidade é exuberante e também a Sua beleza. Ela está plena de Sua potência e força vital. Muitas vezes a Deusa Mãe é representada grávida, ou com vários seios, ou com seu filho nos braços, representando o Deus que renasce de seu ventre.

Sua estação é o verão e algumas das Deusas Mãe são: Deméter (grega), Ísis (egípcia), Danu (celta), Freya (nórdica), Lakshmi (indiana), Maeve (celta), Inanna (suméria), Kuan Yin (chinesa).



A Deusa como Anciã vem com a Lua Minguante. Ela é a parteira, a Bruxa, a Mulher Sábia, pois é a Senhora da Sabedoria e conhece o oculto e a magia. É a Rainha dos Mistérios e também Deusa da Cura. Ela rege os finais, o desapego, o conhecimento, as transformações e a morte. Lembrando que a morte contém a vida (e vice-versa), e assim como a Lua que míngua desaparecendo no Céu, ressurgindo Nova para iniciar um novo ciclo, a vida se reinicia num ciclo contínuo de vida- morte-vida.

Também estamos sempre nos transformando, abrindo e fechando ciclos. Alguns procuram estas mudanças, outros resistem em vão e parecem mortos-vivos. As transformações podem ser sutis e internas, mas uma mudança de energia e percepção ocorre e, daí, tudo se torna novo, mesmo que aparentemente nada tenha mudado.



O meio do outono e o inverno são regidos pela Deusa Anciã, que nos convida a um tempo de maior interiorização e introspecção. Algumas Deusas Anciãs: Baba Yaga (escandinava), Hécate (grega), Sedna (Inuit), Kali (indiana), Cailleach (celta), Sheela Na Gig (celta).

Algumas Deusas abrangem os três aspectos de Donzela, Mãe e Anciã e por isto são consideradas Deusas Tríplices. São elas: Ísis (egípcia), Cerridwen (celta), Brigith(celta), Morrighan (celta), Sedna (Inuit), entre outras.



Isto acontece pelo fato de seus cultos terem sido fortes o bastante para resistirem a tendência separativista e compartimentada do patriarcado,uma forma nada holística de viver e sentir a vida. A força da cultura de uma região também é de vital importância para este fato, como por exemplo, a cultura Celta, que sempre valorizou o poder sagrado da triplicidade e o sentido de Totalidade, daí a maioria de suas Deusas serem Deusas Tríplices.

“A chave da deusa tríplice abre muitas portas que dão acesso às camadas mais profundas do nosso ser". 


A concepção da deusa tríplice, ocorrem em muitas lendas dos velhos ancestrais celtas e estão presentes também na crença de muitos grupos pagãos. A mitologia grega, concebia a deusa tríplice manifestada em Ártemis (que encerra a Lua), em Selene (Lua Cheia) e Hécate (Lua Minguante). Na verdade, os antigos gregos nos fornecem a maior fonte de consulta sobre as deusas.

A Irlanda, representava a deusa tríplice como Anu, que era virginal, Badb, a mãe, e Macha, a anciã. No sul da França, Anu era conhecida como a "Brilhante". Era patrona da fertilidade, do fogo, da poesia e da medicina. Mas como toda a luz também produz sombra, era também conhecida a Anu-negra que devorava os homens. No País de Gales, as três (deusa tríplice) estão representadas por Blodeuwedd, a donzela, Arianrhod, a mãe e Cerridwen, a crone. 


Toma-se consciência de que os fatos da mitologia, totalmente desacreditados pela ciência materialista, estão sendo hoje em dia restabelecidos como fatos do inconsciente, ou seja, da psique. Até onde o cristianismo foi introduzido, o culto da deusa tríplice foi assimilado. Podemos perfeitamente visualizá-la nas lendas das três Marias. Na Irlanda, as três Brigidas são aceitas pela Igreja católica e seus santuários são considerados milagrosos. 


O caráter tríplice da deusa é muito importante. Não se trata de uma mera multiplicação sob três aspectos, mas sim a deusa se revelando em três níveis e nos três domínios do mundo e da humanidade. Assim, como o homem também é tríplice tendo corpo, alma e e espírito. As três facetas da deusa costumam ser vistas como correspondentes a esses planos de microcosmo do ser humano. O macrocosmo apresenta-se igualmente tríplice: consiste no céu (o reino uranio), na superfície da Terra (e, por vezes, no Mar) e nas profundezas da Terra (o Mundo Inferior ctônico). Algumas deusas tríplices se ligam a estes três reinos. Do mesmo modo, o reino do tempo têm dimensões: Passado, Presente e Futuro. Algumas das deusas, correspondem de maneira tríplice, a divisão do tempo. Segundo a Sra. Harrison, na Grécia antiga, o mês era dividido em três períodos, de dez dias cada, correspondendo a três fases da lua e simbolizadas por Hécate-triforme. Este arranjo precedeu a divisão do tempo em quatro períodos ou semana.

O mais importante aspecto tríplice da deusa é a sua manifestação como: Virgem, Mãe e Anciã. Como Virgem ela é o amanhecer, o nascimento, a primavera, o começo de uma nova estação de crescimento, o encerrar da Lua. Ela é encantamento, sedução e florescimento. No País de Gales, esta deusa toma o nome de Blodeuwedd, a Deusa da Primavera. Os brotos das flores a representam. Na Irlanda é virginal em Anu (e também Dana) representando o florescimento da fertilidade, o calor do pleno verão. Outras sociedades também possuíram sua Deusa Virginal, como a Diana dos romanos. 


Há entretanto, outras maneiras de abordar o caráter tríplice de uma deusa. Ela representa também um arquétipo que se reflete no interior de nossa alma. Este caráter tríplice pode ser percebido em muitas facetas da vida e torna a deusa tríplice uma figura que podemos nos identificar facilmente.

A deusa tríplice vive no lado ativo da psique feminina e toda mulher deve aprender a identificar suas facetas, para depois trabalhar com ela. Perceber como ela se manifesta em nosso interior é importante para evitar que este espaço seja inundado por uma destas facetas, anulando por completo a nossa vontade e impedindo-nos de exercer o nosso direito de livre escolha.

A triplicidade da deusa pode ser percebida em muitas facetas da vida. Se lhe concedermos a oportunidade para se manifestar como figura mítica, ela poderá inspirar a nossa alma, assim como nutrir, sustentar e transformar o cerne do nosso ser. 


Nos cultos pagãos onde sempre se reverenciou a Natureza, há o culto da Deusa Tríplice. Não se trata de três deusas distintas mas sim dos três aspectos diferentes e complementares da Deusa ou da polaridade feminina de Deus (o TODO). Esses três aspectos na verdade são imagens arquetípicas: a donzela, a mãe e a anciã.

A deusa tríplice vive no lado ativo da psique feminina e toda mulher deve aprender a identificar suas facetas, para depois trabalhar com ela. Perceber como ela se manifesta em nosso interior é importante para evitar que este espaço seja inundado por uma destas facetas, anulando por completo a nossa vontade e impedindo-nos de exercer o nosso direito de livre escolha.A triplicidade da deusa pode ser percebida em muitas facetas da vida. Se lhe concedermos a oportunidade para se manifestar como figura mítica, ela poderá inspirar a nossa alma, assim como nutrir, sustentar e transformar o cerne do nosso ser.


Os exemplos associados a Deusa Anciã são:

Hécate: Entre os gregos chamada durante a idade Média de a Rainha das Bruxas, era uma divindade do Submundo e da Lua, adorada nas encruzilhadas, onde se faziam sacrifícios em sua homenagem.

Hel: Deusa germânica do Submundo. Segundo os Mitos, era a Ela que retornavam todos os mortos ao fim de sua existência.

Morrigu: Deusa celta dos Mortos, que também regia as guerras. Tem um aspecto triplo em si mesma e às vezes era chamada de "As três Morrigans".


A Bruxaria é uma religião lunar por excelência. Ainda que tenha elementos solares, expressos nos sabás (que celebram o ciclo de vida e morte do Deus-Sol), as suas principais características são lunares. Por isso na Bruxaria, tanto tradicional quanto moderna (Wicca) celebra-se o ciclo da Lua nos chamados esbás.
A Lua representa a Deusa Tríplice. Na lua nova e crescente ela é a Donzela, na lua cheia é a Mãe e na lua minguante é a Anciã/Deusa Negra
Ordinariamente, a única fase da lua que todo praticante da Bruxaria celebra é o plenilúnio, que é o primeiro dia da lua cheia, quando a Deusa mostra-se no máximo do seu poder.

Nesta fase, que são os últimos três dias da lua minguante, a lua acabou de minguar e desapareceu totalmente, abandonando os céus. A Deusa então mostra-se como a Deusa Negra, a que revela o Seu lado obscuro e terrível, muitas vezes cruel, bem como o nosso. Essa fase da lua é mais difícil de ser trabalhada e não é recomendável que alguém recém-chegado à bruxaria já comece a celebrá-la. Aconselha-se por volta de seis meses de experiência com o plenilúnio antes de se trabalhar a Lua Negra. A Lua Negra é tão poderosa quanto o plenilúnio. Porém, o Seu poder é de uma ordem diferente.
É o poder das sombras, do terror, da face destrutiva da Divindade. Em geral, é um poder que assusta quem começa a trabalhar com ele, mas é um poder necessário de ser compreendido, pois faz parte da Deusa (e portanto de nós).
Na Lua Negra, ao contrário, não há essa obrigação da "idade" das deusas. Por exemplo, Hécate, a deusa mais comumente associada com essa fase, era normalmente retratada pelos antigos gregos como uma mulher bem jovem. Em termos de idade, ela seria uma deusa da época da lua crescente. Mas as suas características de Deusa Negra fazem com que ela seja melhor associada à fase de escuridão da Lua. De qualquer forma, as celebrações das luas crescente e minguante não é obrigatória, embora possa ser enriquecedora a quem as fizer. Em verdade, a maior parte dos praticantes da Religião Antiga preferem celebrar apenas a lua cheia e alguns também a lua negra.
Mas cada um deve fazer do modo que achar melhor e for mais produtivo para a sua vida. Mas sempre lembrando da necessidade de conhecer todas as faces da Deusa, que se repetem em nossas personalidades, assim como os Deuses, somos parte luz sombra. Para nosso completo equilíbrio, estas forças devem interagir em nosso ser de maneira harmônica, sem excessos.



24 comentários:

  1. INTERESANTE, MUITO BOM SABER, VALEU SELMA!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, conheço a história desta Deusa atraves da Mitologia.


    Debora

    ResponderExcluir
  3. Muito legal
    São estas coisas deixam as pessoas melhor esclarecida.

    Arthur

    ResponderExcluir
  4. Quero deixar escrito que Religião é uma questão de opção e de escolha.
    Eu me senti fortalecida pela primeira vez, falei e briguei (Sem baixaria) com uma Mulher pq ela me chamou de bruxa mas com um sentido de coisa ruim, falei tantas coisas para ela, sendo ela uma pessoa católica como pode descriminar uma outra, falar de uma religião que nem sequer teve o trabalho de ler e de aprender alguma coisa. Pergutei a ela a onde estava o ensinamento que o Deus dela morreu para pregar que é a livre escolha o amor por outro ser humano.
    Falei para ela ler este blog para entender oq é ser uma bruxa. Sou uma Bruxa e hoje em dia não tenho nenhuma culpa nem vergonha de afirmar isto.
    Obrigada a vcs por isto.

    Manu

    ResponderExcluir
  5. Bom dia meu nome é Getúlio, acabei de ler o comentário da Manu, quero escrever que esse tipo de pessoa é oq mais tem por ai, mas são pessoas que se diz culta formada letrados, mas que são burros sem cultura para entender oq significa Livre Arbitrio, isto é oq falta a este tipo de pessoa entender, são pessoas assim que deveriam ler mais artigos como este.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia
    Olha sou casada com uma mulher que abomina este tipo de religião, falei com ela que estava lendo um blog todos os dias sobre a religião das bruxas, a noite quando cheguei em casa ela tinha pago uma pessoa so para bloquear este tipo de blog, mas não por isto, estou no meu trabalho e lendo o blog.
    Tenho pena dela neste ponto, e sei que ela é igual a muitos.

    Rodolfo

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a vcs, sou uma seguidora, por opção entrei e vi que este blog retrata a historia e preserva a religião na sua mais pura realidade.
    Não sou bruxa, não sou nada, mas amo os ensinamentos que aqui estão escrito.

    Lia

    ResponderExcluir
  8. Agora entendi o pq da lua tão presente em nossas vidas.

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii


    Debora

    ResponderExcluir
  9. bom dia minha amiga, estou muito feliz e lisongeada pelas lindas palavras que alegraram e muito minha alma! Estou lhe mandando muitas energias positivas e que tenha um final de semana abençoada! beijos

    ResponderExcluir
  10. De muito bom gosto o texto.

    Leandro

    ResponderExcluir
  11. boa noite simone

    sua presença e sempre bem vinda

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  12. boa noite debora

    obrigado pelos elogios e pela sua visita

    volte sempre que puder
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  13. prezada manu

    nossa caminhada é longa e a nossa missão pra reverter esse quadro mais longa ainda.

    mas sabemos que pessoas como vc estão do nosso lado e que todos juntos vamos conseguir esclarecer muitas coisas.

    que a grande mãe nos proteja na nossa missão
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  14. prezado getulio

    estamos todos juntos . um dia as pessoas vão admirar tudo de lindo que temos na nossa religião.

    obrigado pela solidariedade com a manu
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  15. caro rodolfo

    continue a ler nossas postagens, mesmo que escondido.

    vc aos poucos vai mostrar a ela que não e nada disso que pensam de nós.

    temos história e uma cultura riquíssima mas ela não vai ter esse conhecimento.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  16. obrigado lia

    pelas suas palavras de elogio e pela sua assídua presença.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  17. obrigado leandro

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  18. mais uma vzs muito obrigado debora

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde!
    Selma,
    A Amizade surge, quando aprendemos a admirar as qualidades de uma pessoa que mesmo estando ausente, conseguem nos fazer feliz! Lhe desejo uma ótima vespera de feriado para ti e tua familia, que a deusa lhe abençõe e lhe guarde onde andares, abençoada seja teu dia! beijos querida amiga!

    ResponderExcluir
  20. Olá! Muito bom teu blog, esse post tá bem completo!
    Obrigada ^^

    Nana

    ResponderExcluir
  21. adorei ler esse texto pois foi muito esclarecedor ,pq estou me iniciando na magia obrigada

    ResponderExcluir
  22. Oi, tenho uma pergunta.
    No libro As Brumas de Avalon, eles narravam um ritual de iniciação para reis em que Avalon enviava uma virgem e tal.. esse ritual existia mesmo?

    O livro também tem outros rituais e informações sobre esse universo da Deusa Triplice, como você classificaria essas informações? Seriam apenas inspiradas ou realmente uma fonte de confiável?

    ResponderExcluir
  23. Ótimo texto, e a música maravilhosa de Enya. Gratidão.

    ResponderExcluir
  24. podem ngm acreditar mas a deusa do meio aparece pra mim desde q eu era criança, eu estou assustada!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...